Perguntas Frequentes - FAQs

Sobre Escola Estel

Que cursos vão abrir ?
Em princípio os apresentados pela escola, sujeitos no entanto a aprovação pelo Ministério da Educação
Qual é o horário de atendimento da secretaria?
Das 9H às 18H30, para o atendimento externo.
Qual é o horário de abertura e encerramento da escola?
Das 8H30 às 19H, exceto em períodos de férias escolares em que a abertura é ás 9H e o encerramento ás 17h30 com fecho para almoço aprox. das 12h45 ás 14h15.
Que habilitações são exigidas para ingressar num Curso CEF tipo 3, equivalente ao 9.º ano?
Ter aprovação no 8.º ano de escolaridade ou ter frequentado o 9.º ano.
E se quiser ingressar no 10.º ano de um Curso Cientifico-humanístico, tendo como habilitação um CEF equivalente ao 9.º ano?
Neste caso, pode ingressar se realizar com aproveitamento os exames do 9º ano a Língua Portuguesa e Matemática.
A escola está preparada para deficientes motores?
Em parte. Possui casa de banho para deficientes e em cada piso pode-se circular sem quaisquer barreiras arquitetónicas. A única barreira é o acesso entre pisos que é feito por escadas.
Existe cantina/refeitório ?
Não, no entanto existe um espaço equipado com mesas e cadeiras, três micro-ondas, lavatório, frigorífico e máquinas self-service para os alunos que pretendam fazerem as suas refeições.

Cursos Profissionais

Quem pode candidatar-se à frequência dos cursos ?
Os alunos que tenham como habilitação, no mínimo, o 9ºAno de escolaridade ou equivalente e menos de 20 anos à data de início dos cursos. Os candidatos com 19 anos só podem ser admitidos se tiverem estado a estudar no ano letivo anterior sendo obrigatória a entrega do Registo Biográfico comprovativo da frequência.
Qual é a duração dos Cursos Profissionais?
Os cursos têm a duração de 3 anos letivos. Conferem diploma de nível secundário de educação (12º ANO) e uma qualificação profissional de nível 4.
Quando é efetuada a inscrição ?
Pode efetuar pré-inscrição a partir de Fevereiro, na escola ou via internet na página da escola indicando apenas o nome, contacto, data de nascimento, habilitação e curso/s que pretende frequentar.
Como é feita a matrícula ?
Presencialmente na Estel.
Quais os documentos necessários para efetuar matrícula ?
Preencher uma ficha da escola, entregar um certificado de habilitações do 9ºAno , apresentar o cartão de cidadão ou BI, duas fotos, boletim de vacinas, NIB (para receber subsídios), escalão do abono de família.
Que subsídios posso receber ?
Subsídio de alimentação, reembolso de despesas de transporte, bolsa de material de estudo no caso de ser abrangido por escalão 1 ou 2 da Segurança Social e Bolsa de Profissionalização. Se estiver fora da sua residência habitual poderá ainda receber um subsídio de alojamento que, no entanto, só é permitido em situações muito excecionais, condicionado aos requisitos da legislação em vigor e autorização do Organismo Gestor.
Posso efetuar a matrícula, mesmo sem ter concluído o 9º ano, por o estar a frequentar ?
Sim, embora fique condicional até à conclusão do 9º Ano, no máximo até ao final do ano civil.
Quando começam as aulas ?
Durante o mês de Setembro em data a definir pela escola, normalmente na 3ª semana.
Já fiz o 10º/11º ano. Há equivalência às disciplinas que já fiz ?
Sim, nomeadamente na formação sociocultural e científica.
Os cursos têm estágio ?
Sim, normalmente no 2º e 3º anos do curso.
Quem arranja o estágio ?
A escola através dos coordenadores de curso.
E se o aluno arranjar estágio ?
Tem de ser confirmado pela escola.
Estes cursos preparam para o mercado de trabalho de forma a garantir emprego no final dos cursos ?
O principal objetivo destes cursos é a preparação para uma rápida integração no mercado de trabalho, mas não o podem garantir totalmente.
Posso candidatar-me ao ensino superior ?
Sim, tendo no entanto de realizar provas (exames nacionais) em função do curso superior pretendido. No caso de pretender ingressar nos cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP)- nível 5 o ingresso é direto, sem necessidade de realizar quaisquer provas.
Quais os cursos superiores a que posso concorrer ?
Qualquer um, desde que faça com êxito as provas de acesso respetivas e satisfaça os pré-requesitos , no caso de alguns cursos mais específicos.
Quais as vantagens do ensino profissional ?
Basicamente é ser um ensino mais prático o que facilita uma rápida inserção profissional no mundo do trabalho.
No final do Curso Profissional tenho direito a um Diploma de Curso e um Certificado de habilitações ?
Sim. Receberá gratuitamente um Diploma de Curso e um Certificado de Habilitações com as classificações obtidas em cada disciplina, na PAP e na FCT.

Procura Ajuda ?

Entre em contacto com a secretaria da Estel para o orientar nas suas questões. Veja a nossa página de contactos e envie-nos uma mensagem ou entre em contacto direto.